quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Web 2.0!? Onde?

É difícil dizer onde termina a web e começa sua nova versão, a web 2.0. Afinal, a Internet não é como um arquivo executável, o qual você instala e, ao primeiro olhar, já percebe quais modificações foram feitas em relação às versões mais antigas. Na net coexistem páginas toscas e sites que já promovem interatividade, ou – em outras palavras – a web 2.0. Assim, não é possível dizer que a net mudou, já que o que há são algumas zonas que representam uma tendência.
Ainda existe chão até que se confirmem as novas possibilidades de interação com o internauta. Apesar do esforço para integrar serviços e valorizar o jornalismo colaborativo, a Internet continua sendo um veículo unilateral. E os maiores responsáveis são os próprios usuários – que ainda desconfiam do conteúdo colaborativo – e dos veículos, que não sabem como lidar com esse tipo de informação.
Apesar da velocidade com que a Internet evolui, as mudanças vem gradualmente. É inútil propagandiar a web 2.0, pois quando ele chegar ninguém vai perceber, já que as ferramentas que representam essa novidade serão bem mais comuns. Os blogs, por exemplo, já são uma realidade irrefutável e fazem parte do conceito de web 2.0.
Além de ser impossível determinar quando será a efetivação da web 2.0, é absurdo dizer que essa ferramenta se fixará da maneira como imaginamos hoje.

Nenhum comentário: